Facebook Twitter RSS

Audiência pública da Sanepar em Congonhinhas



Aconteceu hoje (25) de manhã no centro cultural em Congonhinhas uma audiência pública, sobre o contrato da Sanepar com o município.
O evento foi aberto ao público, porém poucas pessoas compareceram.
Estiveram presentes o senhor prefeito Dr. José Olegário Ribeiro Lopes, seu vice Osmar Bueno de Mello Filho, alguns secretários, vereadores e funcionários da Sanepar:
Diretor Comercial Totti (Curitiba), Gerente Regional Bráulio (Cornélio Procópio), Assessor de assuntos estratégicos Francisco, e Ney da Sanepar de Congonhinhas.
Elaboração do plano municipal de saneamento básico: o presente trabalho foi elaborado a partir de levantamentos de campo realizados pela prefeitura municipal, com o apoio da equipe técnica da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar, em decorrência de ser essa a concessionária prestadora dos serviços de saneamento de água neste município desde o ano de 1.978.
A captação de água em Congonhinhas é do tipo captação superficial (Rio Congonhinhas). A vazão total de captação é de 912 m3/dia, suficiente para o abastecimento da população até o ano de 2013.
A água captada é tratada na estação de tratamento de água metálica, composta por floculação, decantação, filtragem e desinfecção. A qualidade da água tratada disponibilizada para o consumo humano atende aos parâmetros estabelecidos pela portaria 2914/2011 do ministério da saúde.
Essa água captada é transportada até a estação de tratamento de água através de adutora com extensão de 2.955 metros em FD DN 100.
O sistema de reservação é composto por dois reservatórios enterrados com capacidade de 300 e 100 m³, respectivamente. Além de dois reservatórios elevados com capacidade de 30 e 10 m³, respectivamente.
Com uma capacidade total de reservação de 440 m³, é suficiente para o atendimento da população até o ano 2034.
A rede de distribuição é composta por aproximadamente 26.468 metros de tubulações que atendem às condições atuais da demanda.
O sistema de abastecimento de água conta com 1.628 ligações, todas com hidrômetro.
Os sistemas de abastecimento de água de Congonhinhas, Santa Maria do Rio do Peixe e São Francisco do Imbáu atendem a 100% da população urbana do município com disponibilidade de rede de distribuição de água tratada.
Durante o período compreendido entre 1.978 e 2.011, foram realizados investimentos na ordem de R$ 1.232.446,07 (Um milhão duzentos e trinta e dois mil quatrocentos e quarenta e seis reais e sete centavos).
Há necessidade de intervenção para atendimento da demanda futura, a partir do ano de 2013 com aumento da produção em 528 m³/dia. Para tanto, será necessário perfurar um poço com capacidade de produção de 26,4³/h, para 20 horas de funcionamento, garantindo o atendimento à demanda populacional de 2042.
Algumas metas da Sanepar em Congonhinhas:
•Atender 100% da população urbana do município com água tratada;
•Manter o Padrão de qualidade de água.
•Manter o fornecimento de água de maneira contínua à população.
O contrato entre Congonhinhas, estado do Paraná e a Sanepar tem validade de 30 anos.
*As informações acima foram todas repassadas no evento, através de uma apresentação de slides.











COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.