Facebook Twitter RSS

Município renova transporte e leva universitários de graça


A partir de janeiro desse ano, ao tomar posse como prefeito de Congonhinhas, José Olegário Ribeiro Lopes (PSDB) deu início ao processo de renovação da frota do transporte escolar.

Por ter grande extensão territorial, alunos do município são transportados por ônibus em 13 linhas. No entanto, havia até então somente ônibus e kombis deteriorados comprometendo a segurança daqueles alunos.

O prefeito José Olegário exigiu então do transporte que é terceirizado que os veículos tivessem no máximo 10 anos de fabricação. No norte pioneiro, os maiores municípios em extensão territorial são Congonhinhas, Sapopema e Curiúva, lembra o prefeito.

Ao assumir o mandato, além do transporte com problemas, José Olegário - que não teve período de transição ao receber o cargo do adversário – percebeu também a folha de pagamento comprometia 62% da arrecadação do município. Ele lembra ainda que já em 51% o município estaria entrando em uma fase de perigo, onde se acende a luz amarela e também as cobranças feitas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR).

A atual gestão também adquiriu recentemente um ônibus rodoviário, possibilitando o transporte gratuito de universitários de Congonhinhas que freqüentam instituições de ensino em Cornélio Procópio.

O prefeito destaca que o município também está investindo muito forte na área de educação, com a contratação de aproximadamente 20 professores somente nesse ano.

Ao enfatizar que educação é prioridade principal, José Olegário comenta que no começo do ano havia se deparado com as escolas totalmente deterioradas. Ele teve então que fazer alguns reparos emergenciais de forma a possibilitar o início das aulas, com mínimas condições, havendo então de se executar as devidas melhorias em outro momento.

À medida que as despesas aumentam e a arrecadação diminui (com a queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM), José Olegário diz que fica difícil manter o equilíbrio. No entanto, ele revela que, mesmo diante daquela situação, não há como reduzir custos e os investimentos. Única saída é retardar um poucos a retomada de algumas ações.

Fonte: Revelia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.