Facebook Twitter RSS

Formandos recebem certificados dos cursos do Senai e prefeito dá ótima notícia sobre o município


Foi realizada na noite desta quarta-feira (03) no centro Cultural de Congonhinhas, a entrega de certificados dos cursos que o Senai recentemente realizou no município.

O evento contou com a presença do prefeito Dr. José Olegário, vice-prefeito Osmarzinho, vereadores Renato e Ademar Baiano, diretor do Senai de Londrina e Assaí, Almir Gaspar, e secretária de assistência social de Congonhinhas, Cacilda Mariano.

No Paraná, o Senai, com 72 anos de história, faz parte do sistema Fiep (Federação das indústrias do estado do Paraná). Desde sua criação, vem contribuindo para o crescimento da indústria e da comunidade paranaense.

Houveram 65 formandos, em um total de 6 turmas 5 modalidades, sendo que uma modalidade possui duas turmas. Lembrando que já houve outras turmas de formandos no passado.

O gerente do Senai de Londrina e Assaí, Almir Gaspar, iniciou o pronunciamento dizendo que: “Para nós é um prazer muito grande estar aqui, nesse momento de formatura, trazendo o Senai para Congonhinhas. Esse é o papel do Senai, é nisso que a gente atua, na educação profissional. Agradecemos a oportunidade dada à nós e a confiança que foi dada ao Senai para trabalhar junto com vocês. Hoje nós temos mais uma oportunidade que é o Pronatec. Muitos já ouviram falar e muitos estão participando. O Pronatec é um programa do Governo Federal que disponibiliza capacitação e treinamento.
Hoje aqui tiramos uma foto, representamos isso com uma foto. Mas a vida da gente não é só foto, a vida da gente é um filme, e a gente precisa estar sempre evoluindo, crescendo e buscando novas oportunidades.
Queria parabenizar a vocês pelo esforço e dedicação.”

O vereador Renato também fez uso da palavra: “Primeiramente queria agradecer a presença de cada um de vocês. À todos os formandos, meus parabéns. Que Deus abençoe a cada um e que vocês possam estar fazendo os próximos cursos. Senhor prefeito, Almir e demais autoridades, obrigado pelo apoio que o Senai vem dando ao nosso município. Cacilda está se esforçando muito para que tudo isso aconteça aqui. Eu desejo a cada um de vocês boa sorte e gostaria de ver cada um de vocês novamente nos próximos cursos, e mais turmas participando. Desde já gostaria de desejar à vocês um feliz natal, um próspero ano novo e que Deus abençoe a cada um de vocês. Meus parabéns.”

Após Renato, o vereador Ademar também se pronunciou: “Boa noite a todos e a todas; prefeito José Olegário, ao representante do Senai, à Cacilda nossa secretária, ao vice prefeito Osmar, ao Renato que está aqui comigo representando os demais vereadores, cumprimentando o Almir, estendendo o cumprimento aos participantes e funcionários do Senai e os agradecimentos pela prestação de serviços que vem dando aos nossos munícipes. Depois de vários anos adormecida em Congonhinhas a história dos cursos, e com esforço agora do José Olegário e da equipe, voltamos a colocar em funcionamento esses cursos do Senai. E nós queremos, é claro, implementar cada vez mais os cursos aqui em nossa cidade. Nós sabemos que esse é o caminho. Hoje se não houverem cursos profissionalizantes, é difícil ter aquilo que a gente almeja na vida, que é o emprego. Por isso, o prefeito, os secretários e o CRAS não têm preguiça de correr atrás desses cursos. Gostaria de dizer nesse momento a todos que aqui se formam: não parem só nesse curso, vem mais cursos por aí no ano que vem. Continuem fazendo!
Gostaria de parabenizar a todos os formandos. Que Deus abençoe e que vocês encontrem o caminho certo com esses cursos que estão fazendo. Um bom natal e um bom ano novo à todos.”

O prefeito Dr. José Olegário foi o último a fazer o uso da palavra: “Boa noite a todos. Primeiramente acolher ao Almir, representante do Senai de Assaí e Londrina, acolher os demais representantes da mesa e principalmente vocês [formandos], que hoje vêm aqui pra participar dessa formatura como aqueles que concluíram mais um curso. Todos nós sabemos que o nosso país só vai encontrar o seu verdadeiro caminho através da educação. Essa é uma das modalidades de educação. Então nós estamos muito felizes por propiciar isso, por ser um dos parceiros que propiciam essa modalidade à vocês. Eu acho que a maior obra que nós podemos fazer é propiciar uma educação de nível para que vocês possam ter nessa cidade. E nós estamos nos esforçando para isso. Nós não estamos medindo esforços para que a gente possa propiciar à vocês novas oportunidades de trabalho. Parabéns à vocês por essa formatura.”

Aproveitando a oportunidade, o prefeito deu uma ótima notícia sobre município: “Nós estamos para iniciar aqui no nosso município a construção de, inicialmente, 85 casas. Já está feita a terraplanagem no terreno, onde serão necessárias 20 pessoas para trabalhar como pedreiro e mais 20 como ajudante, no caso 40 vagas. Nós estamos também trazendo para Congonhinhas alguns serviços que são destinados a todos os municípios da nossa região. Nós fazemos parte de um consórcio intermunicipal de saúde, que está instalando no nosso município a clínica (CAPS) que já está começando a funcionar e que vai também dar novas oportunidades de emprego e de renda à nossa população. Também estamos começando a sediar no nosso município um programa odontológico de implantes dentários. É um projeto pioneiro, nós estamos trazendo pra cá e vai ser sede regional, também trazendo para nossa cidade novas oportunidades de renda.
E vocês têm ouvido que nós a mais de seis meses estamos trabalhando num projeto que hoje (03/12) se concretizou, que é a atração para o nosso município de uma avícula, a Avícula Catarinense. Hoje foi assinada a primeira escritura da área onde serão construídos 8 aviários. O primeiro, de quatro núcleos de oito barracões. Isso já significa a geração de 20 empregos em cada um desses núcleos. E não vai parar por aí, porque não é a produção pura e simples do frango de corte, não é a produção pura e simples do ovo pra consumo; mas é a produção do pintinho de um dia e do ovo que é exportado para todos os cantos do mundo. Então, Congonhinhas vai exportar ovos férteis para todos os cantos do mundo. E o primeiro passo foi dado no dia de hoje com a assinatura da escritura. E o Osmar já está lá fazendo a terraplanagem desse terreno onde serão construídos os primeiros oito aviários. E não é só isso! Nós teremos no nosso município, se Deus permitir e nos der saúde e vida, que essa mesma empresa estará implantando um incubatório onde serão produzidos os pintinhos de um dia, aí esses sim é que vão para as outras empresas, como por exemplo JBS e Big Frango, para daí produzir os frangos de corte.
Então, vejam bem, é uma atividade que vai gerar empregos e renda. Também será construído pela mesma empresa uma fábrica de ração, de proporções que atenderão à todo o estado do Paraná e ao sul do Brasil. Sendo assim, serão 3 empreendimentos de uma única empresa que está vindo para Congonhinhas. Isso é um fato histórico, e que ao nosso ver vai mudar completamente o perfil econômico não só de Congonhinhas, mas de toda a região, pois eles terão negócios nos municípios vizinhos, mas a sede já é aqui em Congonhinhas.”

Parabéns ao prefeito Dr. José Olegário por mais estas conquistas.

ATENÇÃO: devido à grande quantidade de fotos do evento, não foi possível postar todas aqui no blog. Para ver o restante das fotos, acesse o álbum na página do Congotícias no Facebook. Basta clicar neste link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.821481857875001.1073741829.581475461875643&type=1








COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.