Facebook Twitter RSS

Municípios discutem a destinação dos resíduos sólidos


Em cumprimento a Lei Nacional de Resíduos Sólidos que tem como meta acabar com os lixões a céu aberto, estimular a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos, o prefeito Luiz Mestiço recebeu o Secretário Estadual de Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida para tratar deste assunto com os prefeitos da região.

A Lei Federal 12.305/2010 prevê que todos os municípios devam estar adequados à gestão correta dos resíduos até o mês de agosto, e para agilizar esta adequação o governo do estado estimula a formação de consórcio intermunicipal, reduzindo os custos de implantação de aterros sanitários em todos os municípios para a destinação do lixo.

Além da destinação correta dos resíduos sólidos o plano estadual destaca a necessidade da coleta seletiva, aplicação da logística reversa, opções para geração energética e oportunidade de negócios e educação ambiental.

Hoje Assaí possui um aterro sanitário em pleno funcionamento através da terceirização do serviço de coleta de lixo e que recebe ainda  resíduos dos municípios de São Sebastião de Amoreira, Nova América da Colina , Uraí e Rancho Alegre.

“Estamos disposto a participar deste consórcio de resíduos sólidos com os municípios da região para tentar solucionar este grande problema que á a destinação adequados dos resíduos urbanos, de maneira ambientalmente correta, atendendo a exigência da Lei dentro do prazo evitando questionamento por parte do Ministério Público”, afirma o prefeito Luiz Mestiço.

Para o secretário Luiz Eduardo Cheida “a implantação deste consórcio intermunicipal é uma solução conjunta e uma alternativa à implantação de um aterro sanitário para cada município os reduzindo custos e adequando a legislação federal”.

No próximo dia 29 de janeiro os prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente se reunirão novamente para dar continuidade a formalização de um consorcio intermunicipal.

Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí







COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR, licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR e professor de ensino superior. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 12 anos.