Facebook Twitter RSS

Congonhinhas: Hélio, o ‘cientista’, põe a rádio no ar


Hélio Aparecido da Silva: projeto "antienvelhecimento" e "teletransporte"
Congonhinhas - Jovem, simpático e falante, externando com insistência a vocação pela eletrônica, Hélio Aparecido da Silva estimula a imaginação dos moradores em Santa Maria do Rio Peixe que surpreende. Consertou um antigo receptor de rádio, recusado por dois técnicos de alto conceito (Adão e Chico Furtado), e montou a rádio pirata no patrimônio.

Hélio diz ter conhecimento de livros técnicos, que memorizou, e viaja pela internet usando o computador da escola. Mas parou de estudar.

Ninguém da comunidade o classifica de "cientista louco" ao ouvi-lo mencionar coisas mirabolantes de embasbacar até o mais ferrenho adepto da ficção científica. "Vou acabar com os velhos no mundo", disse a um visitante, passando a detalhar o projeto "antienvelhecimento". Segundo ele, o organismo humano se estabilizará pelo uso de dispositivos eletrônicos nas solas dos pés, que poderão ser embutidos em meias e assim fomentar uma indústria.

Quanto ao "teletransporte", que seria o deslocamento independente de meios materiais, a pessoa entrando numa "numa porta e saindo em outra". Suposição tão incompreensível que levou um interlocutor a indagá-lo se não haveria o risco de errar-se a "porta de chegada" e ficar perdido para sempre no espaço.

O que está pronto mesmo, informa Hélio, é o circuito de um "transmissor FM de 35 watts com alcance de 160 quilômetros". Mostra o desenho e só falta dinheiro para construir o protótipo e patenteá-lo.

Por enquanto, a rádio que instalou em casa tem um Gradiente FM Receiver e é sintonizada na frequência 106. Mais entusiasmado parece o pai, Luiz Carlos da Silva, que já falou e cantou ao microfone, para toda a comunidade, embora saiba que é ilegal: "A gente não pode ligar todo dia. É proibido..."

Mas o chefe de gabinete da Prefeitura de Congonhinhas, Fernando Camacho, informou que se houver a concessão de uma rádio comunitária para Santa Maria, já solicitada, Hélio será convidado para gerenciá-la. (Redação: W. S. - Widson Schwartz. Especial para a FOLHA)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.