Facebook Twitter RSS

Foz do Iguaçu e mais três municípios vão ter novas eleições


Fonte: Narley Resende e Andreza Rossini (Paraná Portal)

Quatro municípios paranaenses vão passar por novas eleições para escolher novos prefeitos. A data prevista para o pleito é dia 02 de abril, de acordo com o desembargador e novo presidente Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Adalberto Xisto Pereira.

Eleitores de Foz do Iguaçu, Novas Laranjeiras, Piraí do Sul e Quatiguá devem voltar às urnas no início de abril. Outros 16 municípios estão com a situação em análise pelo tribunal e não tem data para o novo pleito.

A eleição no dia 2 de abril e o novo calendário eleitoral, que define a partir de quando pode ocorrer campanhas políticas e quando começam as propagandas eleitorais, serão encaminhados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quarta-feira (8) e aguardam a posição do órgão para confirmar as datas. “A Justiça eleitoral está preparada. Assim que os juízes eleitorais receberem a confirmação do TCE começa a campanha”, afirmou.

O prefeito eleito em Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald (PDT), está cassado pela justiça e não pode assumir o cargo. Quem está no comando da administração municipal provisoriamente é a presidente da Câmara de Vereadores, Inês Weizemann (PSD). Além disso, cinco dos seis vereadores reeleitos em Foz estão presos preventivamente desde o dia 15 de dezembro. As prisões ocorreram durante a 5ª fase da Operação Pecúlio. Eles foram impedidos de tomar posse.

Eugênio Milton Bittencourt, eleito em Nova Laranjeiras, no centro-oeste do Paraná, teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e indeferiu a candidatura dele e do vice. Altamiro Scheffer, presidente da Câmara assumiu a prefeitura do município.

O presidente da Câmara de Vereadores Piraí do Sul, na região dos Campos Gerais,  Márcio Flávio da Silva (PMB) também assumiu a prefeitura municipal após o prefeito eleito Antônio El-Achkar ter a candidatura indeferida pela justiça, após um pedido da chapa contrária que o acusou de não prestar contas de uma viagem feita à China e ao Japão, quando comandou a prefeitura em 2009.

Efraim Bueno de Moraes (PMDB) foi eleito para a prefeitura de Quatiguá, no noroeste do Paraná, e também foi impedido de assumir o cargo. Ele responde a duas ações de improbidade administrativa supostamente acontecidas em 2011 quando estava à frente da prefeitura do município. O presidente da Câmara Josué de Pádua Melo (PMDB) assumiu interinamente a administração municipal.

Outros municípios

Mais 16 municípios paranaenses podem passar por novas eleições para prefeitos nos próximos dias.

Colorado, Guaraqueçaba, Ivaiporã e Moreira Sales aguardam a análise do agravo regimental para realizar novas eleições. Cambará, Congonhinhas, Cruzeiro do Iguaçu, Diamante d’Oeste, Jaguariaíva, Marilena, Quarto Centenário, Reserva do Iguaçu e São Pedro do Iguaçu estão com o registro deferido e aguardam o trânsito em julgado. Nova América da Colina, Nova Fátima e Primeiro de Maio aguardam a decisão do TSE.

Biometria

No Paraná 69 municípios já utilizam a urna biométrica nas eleições, o que atinge cerca 4 milhões de eleitores no estado. Outras 160 vão passar por revisão biométrica e 229 vão ter a tecnologia disponível para as eleições de 2018.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.