Facebook Twitter RSS

Londrina terá coleta no domingo para recuperar dias parados


Redação: Luís Fernando Wiltemburg - Portal Bonde
(Foto: Gina Mardones/Grupo Folha)
A coleta de lixo em Londrina terá serviço extra neste domingo (8) para regularizar a limpeza das ruas, depois de quase quatro dias de paralisação dos serviços, segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A prestação do serviço foi retomado na tarde desta quinta-feira (5), com apenas quatro veículos e apoio da Polícia Militar, e voltou à normalidade no turno da noite do mesmo dia.

Segundo o diretor de operações da CMTU, Odivaldo Moreno, a proposta de trabalho no domingo, dia em que o serviço não é executado, partiu da própria Kurica Ambiental. "Então, o londrinense pode colocar o lixo também no fim de semana", diz. Não há um trajeto certo pelo qual os caminhões passarão, diz Odivaldo. "Será pelas ruas onde detectarem maior acúmulo de sujeira."

A coleta de lixo em Londrina foi prejudicada depois que um motorista foi demitido. Os funcionários do setor se reuniram na noite de segunda e, em votação, decidiram cruzar os braços, pedindo a readmissão do colega. Eles também reclamaram de falta de condições trabalhistas, como caminhões com problemas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes irregulares. A CMTU diz que, em suas fiscalizações, não constatou os problemas apontados.

Nem a empresa, nem o sindicato da categoria foi avisado da manifestação. Na tarde de quarta-feira, a empresa responsável obteve na Justiça do Trabalho uma liminar que proibia os funcionários de prejudicarem a coleta, com aplicação de multa de R$ 50 mil diários para cinco colaboradores apontados como "cabeça" da paralisação e para o Siemaco (sindicato da categoria).

Mesmo assim, houve piquete na frente dos portões da empresa na noite de quarta. Na quinta-feira, a empresa pediu reforço policial para retomar os trabalhos e demitiu os apontados como provocadores da paralisação.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é acadêmico do curso de Direito, cursando atualmente o 10º período na Faculdade Cristo Rei (FACCREI) de Cornélio Procópio. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.