Facebook Twitter RSS

Conheça a história de Assaí, no norte do Paraná


Redação Congotícias
Portal de entrada para a cidade de Assaí
(Foto: Paulo Yuji Takarada/Panoramio)
Assaí é um município que integra a região metropolitana de Londrina, e está localizado no Norte Pioneiro do Paraná.

O nome da cidade origina-se do japonês asahi (朝日), que significa "sol nascente".

As origens históricas de Assaí remontam ao ano de 1932. Nesta ocasião, a Companhia
Colonizadora Três Barras fundou uma fazenda  no ponto onde hoje se situa a sede municipal de Assaí.

Com o passar dos tempos a colonizadora iniciou a venda dos lotes rurais e urbanos, permitindo a vinda de inúmeras famílias, especialmente de japoneses. O local passou a chamar-se Assailand, em referência aos imigrantes do Japão.

O impulso colonizador da companhia foi importante para o desenvolvimento do lugar. A fertilidade do solo e as condições favoráveis para as culturas do café e algodão atraíram mais gente à região.

Imagem aérea de Assaí
(Foto: Sidney Martins)

Por meio da Lei Estadual n.° 7.573, de 20 de outubro de 1938, o povoado de Assailand foi elevado à distrito, com sede na antiga Fazenda Três Barras. Foi a partir desta época que o local passou a denominar-se Assaí.

O Decreto-Lei n.° 199, de 30 de dezembro de 1943, ratificado pelo Decreto n.° 311, de 26 de fevereiro de 1944, criou o município de Assaí, que foi instalado em 1° de janeiro de 1944.

O município de Assaí foi solenemente instalado no dia 28 de janeiro de 1944, de acordo com as normas estabelecidas pela Lei Orgânica Estadual nº 311, de 02 de março de 1938, conforme consta na Ata de Instalação, livro próprio da Prefeitura Municipal, ato este presidido por seu Prefeito Municipal nomeado pelo Governador do Estado do Paraná, Major José Scheleder da Polícia Militar do Paraná, o qual elevada assistência assim se expressou: -"Na forma da Lei de acordo com o previsto eu Major Scheleder, declaro instalado o município de Assaí. Assim fique registrado na história do Paraná para o conhecimento de todo e perpétua lembrança das gerações futuras”.


E em Assaí temos a Igreja Universal do Reino de Deus, que na noite da última terça-feira (23) recebeu a visita do Pastor Jorge Fernando, da Catedral da Fé de Londrina, realizando uma reunião especial para abençoar todo o povo da Terra do Sol Nascente.

A Universal tem o objetivo de sempre apresentar a todos a salvação através do senhor Jesus Cristo. Aproveite e faça uma visita! Participe de uma reunião na Igreja Universal de Assaí, localizada na Rua Carlos Y. Kato, n° 202 - Centro.





REFERÊNCIAS PARA A REALIZAÇÃO DESTA MATÉRIA: 

Ferreira, João Carlos Vicente; Municípios paranaenses: origens e significados de seus nomes. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006; p. 38;

Site oficial da Câmara Municipal de Assaí;

Assaí - Wikipédia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.