Facebook Twitter RSS

Em Congonhinhas, 17 servidores municipais teriam recebido o Auxílio Emergencial indevidamente


Redação Congotícias com TCE-PR
Imagem meramente ilustrativa
(Foto: Domínio Público/Shutterstock/Vergani Fotografia)
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram um trabalho conjunto, que foi encerrado na última quarta-feira (27), onde foi possível a identificação de mais de 10 mil servidores, de 388 prefeituras do Paraná, que podem ter recebido o Auxílio Emergencial do Governo Federal de maneira indevida.

Segundo o TCE-PR, apenas 11 prefeituras do Paraná não tiveram registro de servidores que receberam o auxílio: Centenário do Sul, Entre Rios do Oeste, Iguaraçu, Itaguajé, Juranda, Pinhalão, Saudade do Iguaçu, Sertanópolis, Tomazina, Verê e Vitorino.

Em Congonhinhas, 17 servidores teriam recebido o auxílio indevidamente, totalizando um valor de R$ 10.800,00 (dez mil e oitocentos reais) apenas no primeiro mês, segundo a lista divulgada pelo portal RIC Mais, da RIC TV.

Os 388 municípios, incluindo Congonhinhas, serão notificados para que avisem aos servidores que o recebimento indevido do auxílio acarreta em sanções criminais, cíveis e disciplinares. Além disso, eles terão que devolver o dinheiro. Até o presente momento, os nomes estão sendo mantidos em sigilo.

Quem fez declaração falsa para recebimento do auxílio cometeu os crimes de estelionato e falsidade ideológica. O TCE-PR emitiu comunicado aos prefeitos no sentido de que que os servidores sejam orientados a devolver o valor, por meio do site devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao.

Cabe salientar, ainda, que será analisada a possibilidade de fraude, sendo que o CPF de algum(ns) pode ter sido utilizado indevidamente, sem que a pessoa saiba.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o governo publique o nome de todas as pessoas do Brasil que receberam o auxílio, para que "a própria população fiscalize os criminosos", segundo o ministro Bruno Dantas.

Para visualizar a lista completa com todos os municípios do Paraná e quantos servidores receberam o auxílio em cada um, clique AQUI.

(Foto: Reprodução/RIC Mais)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.