Facebook Twitter RSS

Policial Militar ajuda a salvar vida de criança de 3 anos através do telefone em Cornélio Procópio


Fonte: Blog do Odair Matias

Na tarde de domingo (24), por volta das 17h20min, o Policial Thiago Santana, lotado na 1ª CIA da Polícia Militar de Cornélio Procópio, escalado na função de atendente da Central 190, recebeu a ligação de uma pessoa adulta, se mostrando muito nervoso relatando o engasgamento de sua filha, uma criança de 3 anos.

O solicitante, em desespero, dizia que a menina não estava conseguindo respirar.

De imediato, a família foi orientada pelo policial através do telefone a manter a calma e iniciar o procedimento conhecido como “Manobra de Heimlich”, que se trata de uma técnica de primeiros socorros, utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou de corpo estranho preso nas vias respiratórias.

Mesmo diante do iminente desespero, a famíli,a orientada pelo policial, conseguiu executar a manobra e livrar a criança do engasgamento.

Em seguida, o policial Thiago entrou em contato com a Santa Casa noticiando do engasgamento da menina ao setor de emergência do Hospital e orientou os pais, para que levassem a criança para o devido atendimento médico, o que foi realizado com sucesso.

Felizmente, apesar do grande susto e o desespero da família, a menina foi atendida e passa bem. Os familiares agradecerem a prestatividade do policial nas orientações que, ainda por telefone, ajudaram a salvar a vida da criança de apenas 3 anos.

A “manobra Heimlich” consiste basicamente em posicionar-se atrás da criança, avisando-a da ajuda e iniciar compressões sub-diafragmáticas, que consistem em apoiar a mão de quem irá realizar a manobra, fechada em punho, encoberta pela outra, entre o umbigo e a extremidade inferior do osso do peito da criança e realizar compressões em trancos para dentro e para cima, até que a criança consiga expelir o objeto.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é acadêmico do curso de Direito, cursando atualmente o 10º período na Faculdade Cristo Rei (FACCREI) de Cornélio Procópio. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.