Facebook Twitter RSS

Ômicron: Paraná monitora seis passageiros do mesmo voo de homem que veio da África com covid


Fonte: Portal Bem Paraná

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) está monitorando seis pessoas que estavam no mesmo voo de um brasileiro, com passagem pela África do Sul, que testou positivo para covid-19 no domingo (28). Ele pode estar contaminado com a nova variante Ômicron. O caso ainda está sob investigação do Ministério da Saúde.

O sequenciamento genético para a identificação da cepa do vírus está sendo feito pelo Instituto Adolfo Lutz, e deve ficar pronto até quinta (2). O paciente é um homem de 29 anos, morador de Guarulhos, com esquema vacinal anticovid completo.

"Estamos acompanhando as chegadas de pessoas que vieram da África. Seis passageiros do voo com o caso positivo vieram para o estado do Paraná. Estamos mantendo contato com os municípios e vamos pedir quarentena para quem vem do exterior, principalmente da África", afirmou Beto Preto, em entrevista à RPC TV. "A nossa cobertura vacinal é muito boa, diferente do leste europeu e da África. As condições aqui para o vírus se desenvolver é muito menor, mas manteremos sempre a vigilância".

No domingo (28), a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informou que está tomando providências para monitorar a chegada à capital de pessoas possivelmente infectadas com a nova variante do coronavírus. O Centro de Epidemiologia da SMS faz um alerta aos passageiros que tenham desembarcado em Curitiba nos últimos sete dias, vindos de outros países, principalmente dos dez com recomendação de restrição pela Anvisa. A recomendação é que essas pessoas permaneçam em quarentena por 14 dias. Além disso, explica a infectologista Marion Burger, todas devem entrar em contato com a SMS pelo telefone 3350-9000. As equipes de vigilância do município farão o monitoramento das condições de saúde desses viajantes. Segundo Marion, tanto essas pessoas quanto aquelas com quem elas tiveram contato em Curitiba serão submetidas a testes de covid-19 durante o período da quarentena.

A Central 3350-9000 da SMS funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h.

Circulação de variantes

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, o Paraná já registrou a circulação de pelo menos 38 variantes de SARS-CoV-2, o vírus que provoca a covid-19. Elas tiveram a presença no estado confirmada após o envio de testes RT-PCR positivos de paranaenses para sequenciamento genômico na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outros laboratórios, como o da Fundação Ezequiel Dias (Funed), num trabalho sob orientação da Rede Genômica Fiocruz e do Ministério da Saúde.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.