Projeto 'Justiça se Aprende na Escola' é concluído na Comarca de Congonhinhas
Fonte: TJPR
Evento aconteceu de forma adaptada e contou com a participação de alunos dos municípios de Congonhinhas e Santo Antônio do ParaísoA Comarca de Congonhinhas realizou, na última sexta-feira (5/11), evento de conclusão do Projeto Justiça se Aprende na Escola. Na ocasião, alunos do 5° ano de escolas dos municípios de Congonhinhas e Santo Antônio do Paraíso tiveram a oportunidade de ir até o Fórum da Comarca para conhecer noções básicas sobre o funcionamento do Poder Judiciário.
A juíza titular da Comarca, Dra. Daniele Liberatti Santos Takeuchi, ressaltou a satisfação em acolher as crianças participantes do projeto mesmo de forma adaptada, para prevenir a proliferação do coronavírus: “É muito gratificante essa possibilidade de estar mais próximo dos jurisdicionados, ainda mais junto às crianças, para trazer as noções de cidadania também no período da pandemia”.
Também participaram do evento o Juiz Substituto Felipe de Souza Pereira e o representante do Projeto Proerd da Polícia Militar, Izael Lourenço.
O Projeto
O “Justiça se Aprende na Escola”, coordenado pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), consiste na implantação de programas de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário, e tem o objetivo de divulgar noções básicas sobre o funcionamento e a finalidade da Justiça a alunos da rede pública de ensino do estado.
Atualmente, o programa "Justiça se Aprende na Escola" é adotado no Brasil inteiro e tem o apoio de magistrados, membros do Ministério Público e advogados, produzem materiais para estabelecer um canal de comunicação com professores, alunos e pais, expondo o trabalho do Poder Judiciário.
O material didático a ser utilizado já existe, são cartilhas e gibis de diversos temas (Juizado Especial, Adoção, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal, entre outros) que foram fornecidos, em parte, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).