Facebook Twitter RSS

Incra entrega títulos de domínio de propriedades a assentados de Congonhinhas e Jundiaí do Sul


Redação Congotícias

Em uma ação do Governo Federal, juntamente com as prefeituras municipais de Congonhinhas e Jundiaí do Sul, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) entregou na manhã deste sábado (04) vários títulos de domínio e contratos de concessão de uso para moradores de assentamentos dos municípios supramencionados.

Na ocasião, foram entregues 05 contratos de concessão de uso para moradores do assentamento Rosa Luxemburgo e 09 para moradores do assentamento Carlos Lamarca, ambos em Congonhinhas. Para Jundiaí do Sul, foram entregues 12 títulos de domínio e 13 contratos de concessão para moradores do assentamento Matida, além de 01 contrato de concessão para uma família do assentamento Ely Moutinho.

No entanto, o grande destaque do evento, que foi realizado no Salão Paroquial de Congonhinhas, foram os títulos de domínio do assentamento Carlos Lamarca. 85 famílias de Congonhinhas receberam o título de domínio definitivo das propriedades e, agora, poderão se dirigir ao registro de imóveis da cidade para efetivar o registro, tornando-se, assim, proprietárias nas respectivas matrículas.

Robson Bastos, superintendente do Incra no Paraná, destacou que, com o título definitivo, a família tem a certeza da segurança jurídica na sua propriedade. Se o titular vier a falecer, assume a propriedade o filho, netos, e assim por diante. Além disso, com a titulação definitiva, os assentados poderão procurar qualquer banco para financiar produção, tratores, caminhões e demais implementos agrícolas.

José Olegário Ribeiro Lopes, o Dr. Zéco, prefeito do município de Congonhinhas, agradeceu ao superintendente do Incra e ao deputado federal Pedro Lupion pelo empenho e luta constante durante o processo de regularização dos lotes. Olegário ressaltou a satisfação em poder receber receber no evento os moradores dos assentamentos de Congonhinhas e de Jundiaí do Sul para poder realizar a entrega dos contratos de concessão e títulos definitivos.

Eclair Rauen, prefeito de Jundiaí do Sul, parabenizou os moradores pela conquista do título de domínio da propriedade, em especial os do assentamento Matida, em seu município, além de ter agradecido o trabalho do Incra, através da superintendência regional do Paraná, que possibilitou essa conquista.

Já o deputado Pedro Lupion, em seu discurso, afirmou estar contente, feliz e realizado de poder ver o que tem ocorrido através do trabalho do Incra que, segundo ele, vem trabalhando como nunca para poder fazer a titulação de todos os assentamentos do estado do Paraná.

O prefeito Fernando Coimbra, de Rancho Alegre, que representou o deputado federal Toninho Wandscheer na ocasião, ressaltou o grande poder de Deus, já que, sem Ele, nada disso seria possível. Parabenizou, ainda, os prefeitos Dr. Zéco, de Congonhinhas, e Eclair, de Jundiaí do Sul, afirmando que o trabalho de ambos fez com que fosse realizado esse sonho de cada um dos assentados.

Renatinho, vice-prefeito de Congonhinhas, afirmou se tratar de um momento histórico, onde os moradores chegarão em seus lotes e poderão efetivamente chamá-lo de seu. Ele agradeceu ao prefeito Dr. Zéco, que não mediu esforços para que isso pudesse acontecer, além da superintendência do Incra e do deputado Lupion.

Por fim, representando o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, o senhor Jaime Antonio Ferreira parabenizou a todos os assentados pela conquista, ressaltando o trabalho do Governo do Estado no apoio à agricultura familiar.

Presentes no evento: José Olegário Ribeiro Lopes (Dr. Zéco), prefeito de Congonhinhas; Robson Luís Bastos, superintendente do Incra no Paraná, Eclair Rauen, prefeito de Jundiaí do Sul; Pedro Lupion, deputado federal; Aparecido Renato Honório (Renatinho), vice-prefeito de Congonhinhas; Fernando Coimbra, prefeito de Rancho Alegre e representante do deputado federal Toninho Wandscheer; Ademar Alves Cardoso (Ademar Baiano), presidente da Câmara de Vereadores de Congonhinhas; Almir Cavalcante, representando o presidente do IAT e o deputado estadual Marcio Nunes; Jaime Antonio de Camargo Ferreira, representando o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva; Benonis dos Santos Ferreira, pastor da Igreja Metodista de Congonhinhas; Fernando Itimura, chefe do núcleo regional da SEAB em Cornélio Procópio; Tenente Heitor, representando o comando da Polícia Militar de Cornélio Procópio; Valdinei Aparecido de Oliveira (Nenê do Vaz), ex-prefeito de Congonhinhas, representando o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli; Ulisses Mingote, vice-prefeito de Ibaiti; Dartagnan Fraiz, prefeito de Ribeirão do Pinhal; Gimerson Subtil, ex-prefeito de Sapopema; além de demais vereadores, secretários, funcionários públicos e autoridades do município de Congonhinhas.



































COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é acadêmico do curso de Direito, cursando atualmente o 10º período na Faculdade Cristo Rei (FACCREI) de Cornélio Procópio. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.