Saúde confirma caso de H3N2 em Cornélio Procópio
Fonte: Cornélio Notícias
Na manhã de segunda-feira (20), a secretária de Saúde e vice-prefeita de Cornélio Procópio confirmou o primeiro caso de H3N2 na cidade.
Angélica, apelou a população que procure o mais rápido possível o posto de saúde mais próximo para vacinação para evitar que o vírus da influenza se propague.
Em um vídeo nas redes sociais, a secretária de Saúde reafirmou a importância das pessoas a continuarem a usar máscaras, o álcool gel e evitar aglomerações.
Mais oito cidades no Paraná confirmaram os casos da H3N2. São elas: Campo Largo, Pinhais, Castro, Guarapuava, Pato Branco, Campo Mourão, Maringá e Toledo.
Assista ao vídeo de alerta da secretária de Saúde:
O alto número de casos de Influenza H3N2 no Brasil tem preocupado os profissionais de saúde e órgãos competentes. Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador são as cidades com maior incidência. A doença tem sintomas parecidos aos de uma gripe comum.
Assim como o H1N1, o H3N2 é um subtipo de influenzavírus A. O vírus tem uma característica sazonal: ele circula durante o ano todo, nas diversas regiões do mundo, com predomínio nos meses do outono e inverno.
O momento que vivemos agora é de um surto extratemporal de influenza, de H3N2. O fenômeno incomum pode ter relação com a baixa cobertura vacinal contra a gripe e flexibilização das medidas de restrição e prevenção adotadas contra a covid-19.
Os sintomas mais comuns são picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo e mal-estar intenso. Pode ter ocorrência de vômito e diarreia.
Para o tratamento, é indicado que a pessoa doente faça repouso, ingestão de bastante líquido e aposte em uma alimentação equilibrada e leve. O médico também pode recomendar o uso de medicamentos antivirais e outros que aliviem sintomas de dor e mal-estar – como Paracetamol ou Ibuprofeno. Os casos graves da doença podem necessitar de internação.