Facebook Twitter RSS

Parceria com Sebrae incentiva desenvolvimento de produtores e empreendedores em Congonhinhas


Fonte: Portal Tribuna do Vale

A parceria entre a prefeitura de Congonhinhas e o Sebrae Norte Pioneiro tem sido um importante ponto de apoio e incentivo a produtores rurais e empreendedores do município, que graças a uma série de ações estruturadas frutos deste vínculo têm desfrutado de novas parcerias comerciais, capacitações técnicas e maior integração com a cadeia produtiva regional.

Com um diagnóstico preciso das potencialidades locais realizado pela prefeitura de Congonhinhas, através da secretaria municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, a parceria com o Sebrae tem garantido que todo esse potencial possa ser um importante propulsor na economia local.

“É um município de pequeno porte, mas que tem um setor produtivo dinâmico, já em crescimento e com potencial de crescer ainda muito mais. E isso vai trazer emprego e renda além de melhorar a vida dos produtores e dos empreendedores. Acredito que hoje Congonhinhas seja até uma referência regional e vamos cada vez mais buscar o desenvolvimento com esses produtos diferenciados que são produzidos no município e têm grande potencial”, avalia o consultor do Sebrae, Odemir Capello.

“Temos trabalhos muito bons de fortalecimento de setores produtivos como orgânicos, onde o foco é o mercado e a certificação, e o leite, por exemplo. Isso sem falar dos trabalhos da Cocenpp (Cooperativa de Cafés Especiais e Certificados do Norte Pioneiro do Paraná) e do Comitê Territorial Regional, agregando valores, conhecimentos e parcerias, e participação em feiras e eventos agro. Enfim, são diversas ações estruturadas que sem dúvida vão maximizar todo esse potencial”, completa Odemir.

O prefeito de Congonhinhas, José Olegário Ribeiro Lopes, o Dr. Zéco, também avalia como de grande importância a parceria firmada entre a prefeitura e o Sebrae. “Com essa parceria já estamos atendendo produtores de leite e hortaliças, buscando qualificação e certificação. Estamos trabalhando também com o associativismo, organizando diferentes segmentos de produção em seus grupos específicos. Para as secretarias de Indústria e Comércio, temos buscado parcerias com instituições financeiras e empresários, para promover o comércio local”, destaca.

“Temos a Sala do Empreendedor e Agência de Fomento, assinamos o termo de compromisso para adesão ao Comitê Territorial de Desenvolvimento e vamos iniciar o trabalho de Compras Públicas, regularizando a lei, permitindo que grande parte de nossas licitações se concentre em empresas do município”, projeta o prefeito, animado com os resultados já obtidos e com as expectativas otimistas sobre a economia do município.

De acordo com a secretária de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Congonhinhas, Heloísa de Fátima Silva Campos, a parceria com o Sebrae demonstra o objetivo da pasta em apoiar e fortalecer os produtores, comerciantes e empresários locais.

“Atualmente a secretaria já desenvolve ações diversas como programas de parcerias com instituições financeiras, capacitação técnica para produtores e empreendedores de forma geral, apoio em ações de regulamentação, documentação e certificação, incentivos para o fornecimento a órgãos públicos e o associativismo e cooperativismo, entre outras”, pontua.

ELOGIOS

Para o produtor de leite Clayton Moreira Villas Boas, o apoio que resulta do trabalho conjunto da prefeitura com o Sebrae tem feito a diferença na vida dos pequenos produtores de Congonhinhas.

“Essa parceria para gente é muito boa. Com os técnicos nós podemos conhecer melhor o leite e com os veterinários podemos conhecer melhor nosso rebanho. E dessa forma podemos aumentar o rebanho e consequentemente aumentar a produção”, elogia.

“Ter esse apoio, se fosse para pagar, seria inviável para quem é pequeno produtor. Tanto que muitos abandonaram por falta desse tipo de incentivo anteriormente. A gente agradece bastante a todo pessoal da prefeitura, da nossa secretaria de Agricultura, do Sebrae e os profissionais que acompanham a gente”, completa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.