Facebook Twitter RSS

Evento no Facebook convoca para 'rolezinho' no Catuaí


A cidade  de Londrina pode receber o primeiro 'rolezinho' no final de semana que vem. Um evento criado no Facebook convoca os jovens para se reunirem no Shopping Catuaí (zona sul) a partir das 14h do próximo domingo (26). Até as 15h desta segunda-feira (20), 238 pessoas já haviam confirmado presença no evento. Outras 167 não sabem se vão participar do 'rolezinho' e mais 6.059 delas, convidadas, ainda não se manifestaram sobre a situação.

A polêmica envolvendo os chamados 'rolezinhos' teve início no dia 8 de dezembro de 2013, quando cerca de 6 mil adolescentes foram ao Shopping Itaquera, em São Paulo (SP). Na ocasião, a administração do espaço acionou a polícia e orientou os lojistas a fecharem as portas uma hora mais cedo.

De lá para cá, os eventos se multiplicaram por todo o país. No dia 14 de dezembro, 22 jovens foram detidos durante 'rolezinho' no Shopping Internacional de Guarulhos (SP). No último dia 11, o Shopping JK Iguatemi, também em São Paulo (SP), conseguiu uma liminar na Justiça proibindo adolescentes de frequentarem o espaço sem a companhia dos responsáveis.

No domingo (19), o Shopping Leblon, no Rio de Janeiro (RJ), ficou fechado por temer a realização dos 'rolezinhos'.

Adolescentes participantes dos primeiros eventos, já ouvidos pela imprensa, descartaram que o 'rolezinho' é um evento de protesto, com viés político. A reunião, de acordo com eles, é tratada apenas como uma forma de diversão. Normalmente, os jovens agendam os 'rolezinhos' pelas redes sociais.

Os adolescentes, em sua maioria de baixa renda, vão aos eventos em grupos, sempre ouvindo funk ostentação sob um clima de azaração.

O 'rolezinho' londrinense se difere das reuniões originais. Na descrição do evento no Facebook o criador descreve como "uma forma justa e necessária de protesto contra a exclusão social e a discriminação!"

Já nas publicações registradas no evento, os convidados discutem sobre a necessidade do 'rolezinho' em Londrina. Alguns alegam que a reunião é descabida. Outros defendem a realização do evento para 'testar' o comportamento da administração do shopping.

Uma jovem, inclusive, usou a página do evento para falar sobre a posição dos seguranças do estabelecimento quando ela e alguns amigos tentaram organizar um 'freeze flash mob' dentro do Catuaí.

A garota alega que foi proibida pelos funcionários, que ainda, de acordo com ela, ficaram a seguindo depois de frustrarem a realização do 'flash mob'.

O Shopping Catuaí foi procurado sobre a possibilidade da realização do 'rolezinho' no próximo domingo. Em nota, a assessoria de imprensa do estabelecimento informou que "serão tomadas todas as medidas preventivas para garantir a segurança e bem estar dos clientes, lojistas e colaboradores do centro comercial". (Redação e imagem: Guilherme Batista - Portal Bonde)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.