Facebook Twitter RSS

Secretaria de Cultura e Turismo de Assaí implanta o projeto CLICK CULTURA


A Secretaria de Cultura e Turismo implanta o projeto CLICK CULTURA como um instrumento de construção da memória local, ancorado no Plano Nacional de Cultura e como uma das metas do Governo Municipal de avançar no processo de pertencimento da identidade individual e coletiva da história de Assaí.
A cada 15 dias atores sociais assaienses estarão evidenciando seus sonhos e sua trajetória, como experiências significativas da MEMÓRIA VIVA.
Marcando o início do projeto, o Click Cultura destaca o assaiense Mário Ikeda, Delegado da Polícia Federal aposentado, filho de Raul Hiroshi Ikeda e Kohana Takeda Ikeda e neto do casal Eitaro Ikeda e Miyano Ikeda que aportaram no navio Kasato Maru em julho de 1908, sendo o único casal que escolheu Assaí como sua pátria.
Mário Ikeda - Um renome da família Ikeda que amplia uma lição de cidadania para nós assaienses dos valores da cultura japonesa, pois sua influência é forte na memória local da cultura do registro, do pensado e vivido pelos herdeiros de EITARO IKEDA.
Tenho muito orgulho de ser assaiense, enche e mexe com meu coração  participar da história da memória local, contribuindo das riquezas da colonização de Assaí, na história da imigração japonesa no Brasil, do que essa cidade representa de valores de sua gente e a formação com muito orgulho da cultura herdada por meus avós que diziam que é preciso estudar para alcançar o sucesso. Voltando ao túnel do tempo, recordo-me que saía de manhã com a marmita para ir a escola regular, e a tarde na escola japonesa. Exerci com muito orgulho a minha missão neste País, algumas pessoas quiseram me atrapalhar, mas não conseguiram, pois eu queria ser alguém que fizesse a diferença”.
Hoje 11/02/2014, estou na cidade de Assaí, com meu amigo pesquisador, historiador Osamu Toyama, que retrata a imigração japonesa. Estamos aqui para conversar e registrar a história da colonização japonesa. Toyama é um escritor que tem obra escrita na língua japonesa: “Cem Anos de Águas Corridas da Comunidade Japonesa” . Grande amigo que já foi até homenageado pelo Governo Japonês.
Por intermédio do ex prefeito Michel Angelo Bomtempo o Governo do Paraná rendeu uma homenagem ao Avô denominando como Eitaro Ikeda o viaduto na trincheira na BR-369 interseção com a PR-090 Jataizinho/Assaí.
Nesta minha caminhada em Assaí, da minha janela à Rua Riichi Tatewaki,  retrato a grande obra do Memorial da Colonização Japonesa (Castelo), situado à Rua Presidente Kennedy,  que aguardo ansioso o término da construção. O primeiro castelo japonês no Brasil que deverá resgatar através de um museu com um acervo inédito a história da imigração japonesa no Brasil.

Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí




COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.