Facebook Twitter RSS

Durval Amaral é eleito presidente do Tribunal de Contas do Paraná


Redação: Portal Bonde com assessoria de imprensa
(Foto: Divulgação/AENotícias)
O conselheiro José Durval Mattos do Amaral presidirá o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) no biênio 2017-2018. Ele foi eleito na abertura da sessão do Pleno da corte, às 14 horas desta quinta-feira (15).

Também foram escolhidos o vice-presidente, conselheiro Nestor Baptista, e o corregedor-geral no período, conselheiro Fabio Camargo. Todos foram eleitos por unanimidade, em votação conduzida pelo atual presidente, conselheiro Ivan Lelis Bonilha.

Na sessão ordinária 44/2016 também foi homologada a composição das duas Câmaras de Julgamento do Tribunal e os grupos de órgãos públicos da administração estadual que serão fiscalizados no próximo exercício pelas inspetorias chefiadas pelos conselheiros.

A Primeira Câmara será presidida pelo conselheiro Nestor Baptista e composta pelos conselheiros Fernando Guimarães e Fabio Camargo; e pelos auditores Tiago Pedroso e Sérgio Valadares. O conselheiro Artagão de Mattos Leão presidirá a Segunda Câmara, composta pelos conselheiros Ivan Bonilha e Ivens Linhares; e pelos auditores Thiago Cordeiro e Cláudio Canha.

Currículos
José Durval Mattos do Amaral é natural de Londrina e tem 57 anos. Advogado, foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi eleito vereador e vice-prefeito de Cambé (Norte do Estado) e deputado estadual por seis mandatos. Ocupou diversos cargos públicos e foi secretário estadual de duas pastas: Trabalho e Casa Civil. Tomou posse como conselheiro do TCE em 28 de maio de 2012. É o atual corregedor-geral da Casa.

Nestor Baptista, 68 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi jornalista nas áreas esportiva e política em rádio, TV e jornal. Deputado estadual por três legislaturas (1979/82, 1983/86 e 1987/90), em 1989 foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) pelo então governador Álvaro Dias.

Foi corregedor-geral no biênio 90/91 e de 2000 a 2002. Assumiu a presidência da Corte pela primeira vez entre 1994 e 1995, período em que o TCE firmou convênios de cooperação com tribunais de contas da Espanha, Portugal e Itália. Foi vice-presidente de 2003 até 2006.

Natural de Curitiba, Fabio de Souza Camargo tem 42 anos e é advogado. Antes de ser eleito conselheiro do TCE-PR pela Assembleia Legislativa, em 15 de julho de 2013, foi vereador por Curitiba (eleito em 2000 e reeleito em 2004) e deputado estadual (eleito em 2006 e reeleito em 2010). Foi nomeado conselheiro por meio do Decreto Estadual 8.523/13, assinado pelo governador Beto Richa e publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná no dia 16 de julho de 2013.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é acadêmico do curso de Direito, cursando atualmente o 10º período na Faculdade Cristo Rei (FACCREI) de Cornélio Procópio. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.