Facebook Twitter RSS

Mesmo com aval da Justiça, vereador preso por tráfico falta à sessão da Câmara de Cornélio Procópio


Redação: Rafael Machado - Portal Bonde
(Foto: Divulgação)

A juíza da Vara Criminal de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), Vanessa Aparecida Pelhe Gimenez, negou revogação da prisão temporária decretada contra o vereador André Lima (DEM), um dos dez suspeitos presos em uma operação deflagrada pela Polícia Civil contra o tráfico de drogas na cidade. A investigação, conforme o delegado-chefe da 11ª Subdivisão Policial, João Manoel Garcia Alonso Filho, começou há oito meses. Apesar do indeferimento, a magistrada permitiu que o parlamentar comparecesse, sob escolta policial, nas sessões da Câmara.

Porém, a cadeira de Lima no Legislativo ficou vazia. Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Helvécio Alves Badaró (PTC), o investigado não apresentou nenhuma justificativa para a ausência. "Se faltar a mais duas sessões, posso convocar o suplente. Na quarta vez, ele imediatamente perde o mandato." O advogado do parlamentar preso, Jorge Haddad, também não soube responder o motivo de Lima ter faltado ao compromisso no Legislativo.

Na decisão, a juíza considerou que "não há a necessidade de determinar o uso de algemas pelo vereador durante as sessões, eis que não há a informação de que ostente comportamento agressivo ou contrário à atuação policial", o que pode mudar em situações de desobediência. "Acaso se comporte de maneira inadequada quando em escolta, os policiais responsáveis poderão algemá-lo, se assim for necessário e, ainda, poderá sua conduta implicar em fundamento para futura decretação de prisão preventiva". Lima permanece detido de forma provisória na cadeia pública de Cornélio Procópio.

A defesa deve ingressar com um habeas corpus no Tribunal de Justiça até o final desta semana. "Vou alegar que o André é vereador, empresário, pai de família, tem carteira de trabalho e não representa nenhum risco para a investigação", concluiu Haddad.

Clique AQUI e confira a decisão na íntegra.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é acadêmico do curso de Direito, cursando atualmente o 10º período na Faculdade Cristo Rei (FACCREI) de Cornélio Procópio. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.