Facebook Twitter RSS

Osmar Dias desiste de candidatura ao governo do Paraná


Fonte: Guilherme Marconi - Folha de Londrina
(Foto: Saulo Ohara/Grupo Folha)
O ex-senador Osmar Dias (PDT) encaminhou comunicado à imprensa nesta sexta-feira (3) desistindo da disputa ao governo do Paraná. Na véspera da convenção do partido marcada para este sábado (4), o anúncio já vinha sendo cogitado depois de alianças firmadas pelo presidenciável Alvaro Dias (Podemos), irmão de Osmar. O pedetista havia anunciado a pré-candidatura desde 2017. Osmar Dias renunciou também hoje à presidência estadual do PDT. Osmar encaminhou carta nesta ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi, comunicando a decisão.

Isolado e com poucos partidos, o pedetista atacou as alianças que estão sendo formadas para o pleito. "Não agrido minha consciência em troca de tempo de TV, ou de apoio com base em barganhas escusas ou apoios hipócritas". O anúncio pode deixar a eleição bastante polarizada no Estado.

A especulação em torno de uma possível desistência de Osmar Dias em concorrer ao Palácio Iguaçu começou a correr na quinta-feira (2). Essa hipótese foi levantada mediante a aliança nacional do presidenciável e irmão dele, Alvaro Dias (Podemos), com o PSC, que no Paraná apoia Ratinho Junior, candidato ao governo. O PSC lançou Paulo Rebello de Castro como vice de Alvaro. Entretanto, segundo a assessoria, Osmar não deverá disputar outros cargos, ou seja não deverá concorrer ao Senado na chapa de Ratinho, como já foi cogitado por grupos políticos.

Segue na íntegra a carta de Osmar Dias.

"Reorganizar o Estado, acabar com o loteamento de cargos, romper com um modelo de governo em que impera o compadrio, a nomeação de pessoas sem qualificação, sem capacidade, libertá-lo dos vícios do patrimonialismo e combater com rigor a corrupção que contaminou as instituições públicas, recuperando o respeito e a confiança da população nas autoridades.
Coragem e determinação para isso foi o que demonstrei em toda minha caminhada.

Durante meses a fio lutei incansavelmente para construir uma frente política que não me deixasse só numa batalha desejada por toda a sociedade.

Encontrei muita gente, nas ruas e nas estradas, sintonizadas com essas ideias, exigindo que as mudanças sejam feitas para não permitirmos que o Paraná e o Brasil sejam empurrados para uma crise ainda mais profunda.

Mas percebi que o sistema político sem reformas não aceita na prática o discurso de mudança que todos os políticos pregam em época de eleição.
Por ingenuidade ou excesso de confiança acreditei que como eu os políticos de todos os partidos haviam compreendido o momento grave que estamos vivendo.

Não cedo jamais em valores e princípios. Aceito discutir e construir alianças políticas que sejam para atender o interesse público. Mas não negocio com o interesse público, não faço acertos perniciosos à sociedade para contemplar pessoas ou grupos políticos que não medem consequências nem custos para ter o poder e repartir suas benesses com amigos e parentes.

Não agrido minha consciência em troca de tempo de TV, ou de apoio com base em barganhas escusas ou apoios hipócritas.

Política não pode ser um jogo dominado por sentimentos e paixões negativas como vaidade, inveja, pensamento medíocre.

Não aceito fazer parte disso!

Prefiro preservar minha história de trabalho e ter dignidade e respeito à minha família e amigos e às pessoas que verdadeiramente gostam e acreditam em mim.

Por isso, comunico que não disputarei as eleições em 2018.

Peço a compreensão e o apoio a essa difícil decisão que é definitiva.

Agradeço sinceramente o carinho que sempre recebi dos paranaenses e, peço que Deus nos conceda suas bênçãos para que tenhamos um futuro melhor para o nosso Paraná."

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.