Facebook Twitter RSS

Procopense está na lista de brasileiros procurados pela INTERPOL


Fonte: CN Notícias, com informações do G1 PR

Dos 79 brasileiros procurados pela Justiça Brasileira que estão na Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), nove são paranaenses.

Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a Difusão Vermelha da IINTERPOL é uma ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas pela Justiça para fins de extradição.

A lista incluía, por exemplo, o nome do empresário Paulo Cupertino, preso em São Paulo na segunda-feira (16), quase três anos após matar o ator Rafael Miguel e os pais do jovem. Outro criminoso de repercussão nacional que integrou a lista foi o traficante Cabeça Branca - considerado o homem mais procurado pela Polícia Federal por anos.

Apesar de divulgar os motivos pelos quais os foragidos são procurados, a Difusão Vermelha não detalha onde os crimes foram cometidos, quando ou contra quem.

A INTERPOL também não divulga quando os nomes passaram a integrar a lista. De acordo com o site da organização, os dados da plataforma são atualizados a cada hora.

Até quarta-feira (18), a Difusão Vermelha divulgava publicamente o nome de nove paranaenses na lista: oito homens e uma mulher. Todos são procurados pela Justiça Brasileira. Dentre eles, está o procopense Júlio Roberto Marafon (foto), de 61 anos, procurado pelo crime de homicídio qualificado.

Segundo o MP-PR, para um brasileiro ser incluído na Red Notice, como a lista é chamada internacionalmente, um pedido deve ser apresentado ao Poder Judiciário pela Promotoria de Justiça.

Se a solicitação for aceita, o pedido é encaminhado à Polícia Federal, que faz a solicitação de inclusão à INTERPOL.

De acordo com a INTERPOL, pessoas que possuem informações sobre as pessoas procuradas devem entrar em contato com as autoridades policiais locais, ou seja, Polícia Civil ou Polícia Militar.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Postado por: Érick Paiva - Blog Congotícias
Érick é advogado regularmente inscrito na OAB/PR e licenciado em Educação Física regularmente inscrito no CREF9/PR. É o criador do Blog Congotícias, levando a informação para Congonhinhas e região há mais de 10 anos.