Procopense está na lista de brasileiros procurados pela INTERPOL
Fonte: CN Notícias, com informações do G1 PR
Dos 79 brasileiros procurados pela Justiça Brasileira que estão na Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), nove são paranaenses.
Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a Difusão Vermelha da IINTERPOL é uma ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas pela Justiça para fins de extradição.
A lista incluía, por exemplo, o nome do empresário Paulo Cupertino, preso em São Paulo na segunda-feira (16), quase três anos após matar o ator Rafael Miguel e os pais do jovem. Outro criminoso de repercussão nacional que integrou a lista foi o traficante Cabeça Branca - considerado o homem mais procurado pela Polícia Federal por anos.
Apesar de divulgar os motivos pelos quais os foragidos são procurados, a Difusão Vermelha não detalha onde os crimes foram cometidos, quando ou contra quem.
A INTERPOL também não divulga quando os nomes passaram a integrar a lista. De acordo com o site da organização, os dados da plataforma são atualizados a cada hora.
Até quarta-feira (18), a Difusão Vermelha divulgava publicamente o nome de nove paranaenses na lista: oito homens e uma mulher. Todos são procurados pela Justiça Brasileira. Dentre eles, está o procopense Júlio Roberto Marafon (foto), de 61 anos, procurado pelo crime de homicídio qualificado.
Segundo o MP-PR, para um brasileiro ser incluído na Red Notice, como a lista é chamada internacionalmente, um pedido deve ser apresentado ao Poder Judiciário pela Promotoria de Justiça.
Se a solicitação for aceita, o pedido é encaminhado à Polícia Federal, que faz a solicitação de inclusão à INTERPOL.
De acordo com a INTERPOL, pessoas que possuem informações sobre as pessoas procuradas devem entrar em contato com as autoridades policiais locais, ou seja, Polícia Civil ou Polícia Militar.